segunda-feira, maio 25, 2009

Lições para 'o caminho' [Km 200]

Ver o mundo sem você faz bem à sua saúde.
(Sean O'Callahan, 68 anos)

Eu plantei uma árvore perto da minha primeira casa; uma coisinha nanica e magrela. Era o que eu podia comprar na época. O momento em que aquela árvore se transformaria em alguma coisa parecia distante no futuro. Mas quando voltei lá 40 anos depois, mal pude acreditar no que meus olhos viam. A árvore havia crescido até acima da casa, era a rainha da vizinhança.
Nesse meio tempo, eu me tornei um velho. Perto da existência daquela árvore, minha breve vida mal significava alguma coisa. Foi a primeira vez em que de fato acreditei que o mundo continuará indo muito bem depois que eu me for. Desde então, vivo na dimensão do tempo de uma árvore. É um bom jeito de viver.


Sean O'Callahan insistia em que o mundo seria um lugar melhor se todos nós nos imbuíssemos da crença de que as árvores continuam a crescer cada vez mais fortes enquanto nós ficamos mais frágeis. "Aí, todos ficaríamos adequadamente humildes.", declarou ele.

Copyright © 2002 by Wendy Lustbader ('O que vale a pena...' - 6.a Edição) Todos os direitos reservados. All rights reserved.

domingo, maio 17, 2009

Lições para 'o caminho' [Km 199]

É Proibido
(Pablo Neruda)

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,

Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos

Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,

Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,

Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,

Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,

Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,

Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.

segunda-feira, maio 11, 2009

Lições para 'o caminho' [Km 198]

Noventa e oito em cada cem pessoas que estão insatisfeitas com o seu mundo não tem uma idéia clara em suas mentes do mundo que queriam ter para si.
Pense nisso! Pense nas pessoas que passam sem rumo pela vida, insatisfeitas, que muitas e muitas vezes ficam em dificuldades, mas sem um objetivo claro e definido. Estabelecer uma meta pode não ser fácil. Pode envolver uma dolorosa auto-análise. Mas vale a pena, pois tão logo você define uma meta, pode gozar de muitas vantagens. E estas vêm quase que imediatamente...
Quando você sabe o que quer, há uma tendência de que tente entrar na trilha certa e vá na direção correta. Você entra em ação. "Ação" é a palavra chave - informação e idéias sem ação permanecem dormentes até que sejam aplicadas.
Você fica motivado a pagar o preço para atingir seu objetivo. Orça seu tempo e seu dinheiro. Estuda, pensa e faz planos com regularidade, preferencialmente pela manhã, aprendendo a reconhecer princípios que o ajudarão a atingir suas metas para depois aplicá-los...
Depois, quanto mais pensar em seus objetivos, mais entusiasmado ficará. E, com entusiasmo, seu desejo se transformará num desejo ardente. Você estará alertado para oportunidades assim que elas se apresentarem no seu cotidiano. Pois você sabe o que quer e está mais apto a reconhecer essas oportunidades.
(W. Clement Stone)

terça-feira, maio 05, 2009

Lições para 'o caminho' [Km 197]

As Três Peneiras

Um rapaz procurou Sócrates e lhe disse que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates ergue os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a Verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve parar por aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a imagem do próximo? Se o que você quer contar é verdade. É coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
E finaliza Sócrates:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.