quarta-feira, novembro 24, 2004

Lições para 'o caminho' [Km 045]

"As maiores barreiras que obstruem a verdade, não são as mentiras, são as convicções."
(Nietzsche)

No mundo real, o dinheiro é tão necessário quanto o ar que respiramos. Há poucas coisas que podemos fazer sem dinheiro. Se você tem um carro, você paga o combustível, os impostos, o seguro, o pedágio... Se você anda de ônibus, você paga a passagem. Se você anda à pé, você gasta a sola dos sapatos (comprados por você ou uma outra pessoa).
Existem outras coisas mais importantes que o dinheiro, mas sem ele não teremos tranqüilidade e paz para pensarmos nessas outras coisas (família, amor, amigos...). É essencial que tenhamos inteligência financeira para que nossa vida e nossas realizações não sejam influenciadas negativamente pela falta ou insuficiência de dinheiro.
Logo abaixo, você tem algumas 'armadilhas', das quais podemos ser vítimas.
Tenha uma ótima tarde. Relaxe! Divirta-se!!
Um grande abraço,

Oacir...


Lição Nº 2: Armadilhas ao tratar de finanças

a.) Armadilhas Mentais:

- "O dinheiro não traz felicidade"
Cuidado com o reflexo desta afirmação na sua vida! O dinheiro pode não trazer felicidade, mas a falta dele pode trazer infelicidade. Esses são os dois lados da mesma moeda.

- "Isso não é para mim"
Quando damos essa resposta, nossa mente se fecha, bloqueando toda e qualquer possibilidade de adquirir o que nos é oferecido. Não estou sugerindo que você saia e compre tudo o que encontre pela frente. O nosso cérebro é o nosso maior ativo. Então, vamos usá-lo de forma produtiva. Quando lhe for oferecido um bem ou serviço, reflita: "Este bem/serviço me será útil ou me trará algum benefício relevante ?" Se a resposta for 'sim', a próxima questão é: "O que eu posso fazer para adquirir este bem/serviço e não comprometer o meu orçamento ?" Deixe que seu cérebro trabalhar e vá ponderando sobre as respostas que virão à tona. Tome cuidado com respostas cômodas e aparentemente, 'ingênuas', como por exemplo: "Assinar o cheque" e "Usar o cartão". Seja criativo e certifique-se de não estar comprometendo o seu orçamento.

- "Sua imagem pessoal"
Se tiver de optar entre 'pão-durismo' e 'quebrado', na imagem que os seus amigos terão de você, escolha a de 'pão-durismo'. Normalmente, a imagem de 'quebrado' está associada ao termo 'status pelatus' (comprar aquilo que não precisa, com o dinheiro que não se tem, para tentar impressionar a quem não se conhece).

Nenhum comentário: